Conta

Uma conta no Departamento de Informática garante ao usuário o acesso a ambientes Linux dentro do departamento, e-mail do departamento e acesso a vários serviços do C3SL que estão vinculados a conta. Uma conta é composta de um nome de usuário e uma senha. Alguns ambientes Linux que existem dentro do departamento são os laboratórios de computadores ou as máquinas que podem ser acessadas via SSH. As contas possuem armazenamento e estão sujeitas a limites.

Obtendo uma conta

As contas para os novos alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Informática Biomédica, Estatística, Física e Pós-graduação em Informática (Mestrado e Doutorado) são criadas sem necessidade de solicitação e ficam disponíveis aos alunos, no início do semestre letivo, na recepção do Departamento de Informática.

Alunos de outros cursos da UFPR fazendo disciplinas eletivas ou aqueles fazendo disciplinas isoladas devem:

  1. Enviar e-mail ao professor da disciplina com assunto “Conta temporária”

  2. Mencionar no corpo do e-mail:
    • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;

    • o GRR, no caso de alunos da graduação;

    • o CPF, no caso de alunos de disciplinas isoladas;

    • o curso que frequenta na UFPR, se existir;

    • o código e o nome da disciplina eletiva/isolada;

    • o ano/semestre em que cursará a disciplina.

  3. Solicitar ao professor que encaminhe o email para suporte@inf.ufpr.br com um “De acordo”, se for o caso, no conteúdo do email.

  4. Em até 48h úteis sua conta será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DINF. Ela ficará disponível por 72h.

  5. A validade da conta é o ano/semestre em que o aluno frequentará a disciplina. Findo este período, as contas serão removidas sem prévio aviso.

Recuperando sua senha

  1. Enviar email para suporte@inf.ufpr.br com assunto: “Esqueci a senha”.

  2. Mencionar, no corpo do email:
    • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;

    • o GRR, no caso de alunos da graduação;

    • o curso que frequenta na UFPR;

    • o código e o nome da disciplina isolada, se for o caso.

  3. Em até 48h úteis a nova senha será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DINF. Ela ficará disponível por 72h.

Desbloqueando sua conta

Se você não mudou a sua senha em tempo hábil após o recebimento de seu login, sua conta foi bloqueada.

  1. Enviar email para suporte@inf.ufpr.br com assunto: “Conta bloqueada”.

  2. Mencionar, no corpo do email:
    • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;

    • o GRR, no caso de alunos da graduação;

    • o curso que frequenta na UFPR;

    • o código e o nome da disciplina isolada, se for o caso.

  3. Em até 48h úteis a nova senha será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DINF. Ela ficará disponível por 72h.

Formandos e alunos de intercâmbio/remoção das contas

As contas são apagadas automaticamente ao término dos cursos. Cada aluno é responsável por copiar seus dados antes do término do curso. Ao sair para o intercâmbio, o aluno deverá seguir os seguintes passos para que a sua conta permaneça no sistema:

  1. Enviar email para suporte@inf.ufpr.br com assunto: “Saída para intercâmbio”.

  2. Mencionar, no corpo do email:
    • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;

    • seu login name;

    • o GRR, no caso de alunos da graduação;

    • o curso que frequenta na UFPR;

    • o período em que estará ausente para intercâmbio.

  3. Crie suas chaves pública e privada para poder acessar sua conta de fora do DINF.