FAQ
6 minutos de leitura
Esta é uma compilação das perguntas mais frequentes e suas respostas. Em alguns casos, as respostas ainda não foram formuladas. Nesses casos, por favor, pergunte a suporte@inf.ufpr.br.
Resolução de problemas
A mensagem não pode ser descriptografada
- Isso ocorre com todas as mensagens numa sala (ou todas as mensagens em todas as salas privadas)? O login onde as mensagens não estão visíveis não foi verificado. Por favor,
- introduza a chave de segurança ou a frase de segurança (estas foram definidas no seu primeiro login), ou
- verifique este login interativamente (compare os emojis entre o primeiro e o segundo login). Mais informações sobre isso podem ser encontradas aqui.
- Verifique se a configuração “Criptografar apenas para sessões verificadas a partir desta sessão” está definida. A configuração pode ser definida para cada login/dispositivo ou para cada sala. A configuração impede que contrapartes não verificadas possam ler mensagens enviadas a partir deste dispositivo/nesta sala. Utilizadores preocupados com a segurança sem experiência com o Matrix podem ativar a configuração sem compreender as suas implicações. A configuração faz sentido ao escrever com contrapartes pessoalmente conhecidas e verificadas e pode aumentar a segurança nesse caso. No entanto, se quiser trocar mensagens com estranhos ainda não verificados (especialmente em grupos), deve definir esta configuração com cuidado e apenas por sala (por exemplo, para salas com conteúdo sensível). Os utilizadores preocupados com a segurança devem confiar e prestar mais atenção à exibição de escudos verdes/vermelhos ao lado dos nomes e escudos vermelhos ao lado das mensagens.
- Isso ocorre apenas com mensagens num determinado período de tempo? Provavelmente, nenhum dispositivo estava conectado com a sua conta durante esse período. Para usar o Matrix com segurança, não é necessário sair das sessões (por exemplo, antes de fechar o navegador), por isso é recomendável permanecer conectado nos dispositivos que deseja usar novamente e fechar o site/aplicativo diretamente, se desejar. Dessa forma, as mensagens podem ser criptografadas e entregues corretamente, mesmo quando nenhum dispositivo estiver ligado. Se esteve sempre conectado com pelo menos um dispositivo, as configurações do seu navegador (se usar o Element no navegador) também podem causar o problema. Certifique-se de que o navegador não exclua dados locais, cookies ou similares por conta própria.
- Isso ocorre esporadicamente/apenas uma vez? Pode primeiro verificar se há logins para a sua conta que não foram verificados (isso geralmente pode ser encontrado nas configurações de segurança do respetivo aplicativo ou site) e pedir ao remetente da mensagem para fazer o mesmo. Às vezes, esse erro é irrecuperável; nesse caso, é melhor pedir ao remetente para reenviar a mensagem.
O que devo fazer se o vídeo ou áudio numa videoconferência não funcionar?
Muitas vezes, o Element não tem direitos de acesso à webcam e/ou ao microfone. Estes podem ser atribuídos nas definições do sistema, em Segurança e Privacidade, ou em opções do navegador, dependendo do sistema em uso.
Não consigo convidar um colega estudante ou pesquisador
- Primeiro, verifique a ortografia (o nome foi realmente introduzido corretamente?).
- Não é possível convidar ou procurar utilizadores com o seu endereço de e-mail. É melhor procurar o acrónimo (se conhecido) ou, “por acaso”, procurar o nome e/ou apelido da pessoa (isto só funciona se a pessoa os tiver escolhido como nome de exibição).
- Os utilizadores só podem ser convidados se se tiverem registado pelo menos uma vez. Se a sigla/ID do Matrix (associado à conta do DInf) não for encontrada, isso significa que o usuário nunca iniciou sessão no Matrix C3SL.
O nosso servidor está na lista de bloqueios da sua federação?
Atualmente, não há nenhum servidor na lista de bloqueios da nossa federação. Isso não pode ser o motivo de quaisquer problemas com a federação.
Não vejo nenhuma mensagem de uma determinada pessoa numa sala
Uma razão comum para isso é que clicou incorretamente e a pessoa de quem já não vê mensagens, mesmo que lhe seja dito que deveria haver algo lá, foi bloqueada por si. Para fazer isso, abra as suas definições de segurança e role para baixo. Verifique se há entradas na categoria “Usuários bloqueados” que não pertencem lá. Remova-as, se necessário.
Login
Iniciei sessão num segundo dispositivo e não consigo ler as minhas mensagens
As mensagens encriptadas só ficam visíveis após a verificação do novo login. Para isso, você pode introduzir a chave de segurança ou a senha de segurança no novo dispositivo, ou verificar o segundo login de forma interativa (comparando os emojis do primeiro e do segundo login).
Tenho colegas de estudo/investigação que também querem usar isto. Eles também podem se registrar no Matrix C3SL? / Como posso colaborar com pessoas externas no Matrix?
O serviço Matrix do C3SL é limitado aos membros do DInf e do C3SL (ou seja, todos que podem fazer login nos laboratórios do DInf). No entanto, no Matrix, não importa com qual servidor a pessoa está registada. Assim, os usuários externos podem verificar se a sua instituição já está a utilizar o Matrix e, se sim, registar-se lá e ser convidados para salas de chat ou mensagens diretas, como de costume.
Se não, criar uma conta em qualquer servidor Matrix público, por exemplo, o “oficial” é o matrix.org
, mas há listas de servidores Matrix públicos, e ser convidado para salas de chat ou mensagens diretas, como de costume.
Eu posso …?
Posso escrever em LaTeX?
Sim! Mas é uma funcionalidade experimental, você pode ativá-la em Configurações
> Labs
> Mensagens
e, em seguida, escrever em LaTeX entre sinais de dólar: $\LaTeX$
.
Existe algo semelhante a threads (como no Mattermost/Slack) no Matrix?
Sim, o Matrix suporta o uso de threads. No entanto, elas ainda são bastante novas e não podem ser utilizadas de forma ideal em todos os clientes.
Tenho duas contas DInf/C3SL. Posso encaminhar mensagens de uma para a outra?
O quê? Por que duas contas? Entre em contato com suporte@inf.ufpr.br que daremos um jeito.
Posso realizar videoconferências no Matrix?
Sim, basta clicar nos ícones de chamada de áudio/vídeo adequado.
Essa ainda é uma funcionalidade experimental, favor reportar (com detalhes, por favor) erros e problemas parasuporte@inf.ufpr.br, para que possamos reproduzir a situação e resolver o problema.
É possível enviar arquivos no Matrix? / Qual é o tamanho máximo de arquivo que pode ser enviado?
No serviço Matrix do C3SL, atualmente é permitido o upload de arquivos de até 250 megabytes. Para usuários de outros servidores que tenham definido um limite inferior, pode não ser possível baixar arquivos maiores do que o seu limite. Geralmente, o tamanho máximo para a maioria dos servidores é de 200 megabytes.
É possível ser notificado quando há novas mensagens no Matrix sem abrir um aplicativo/site?
Sim, é possível receber e-mails quando há novas mensagens ou convites para salas na sua conta Matrix. Mais informações podem ser encontradas na página sobre configurações importantes.